As ações do laboratório foram se solidificando desde o princípio pelo fato de buscar a multi-institucionalidade, por acreditar que quanto mais pessoas de localidades e com conhecimentos diferentes ou não se unirem, melhores resultados poderão ser atingidos. Esse fato fortaleceu o desenvolvimento dos trabalhos, desde atividades intelectuais, como o debate científico até o compartilhamento de equipamentos, colaboração em editais de pesquisa e de atividades nos mesmos projetos.

A seguir são ilustrados alguns dos parceiros e as colaborações do labICE com os outros laboratórios:

  • Prof. Dr. Diego Roberto Colombo Dias (http://lattes.cnpq.br/5777705137810019) da Universidade Federal de São João de Rei (UFSJ)
    • Contribui com pesquisas relacionadas a sistemas de multiprojeção, o que inclui trabalhos que abordam a comunicação e sincronização de clusters de computadores. Além disso, temos pesquisas em conjunto referente a uso de sensores de movimento em pacientes, em especial, para a apoiar a reabilitação; e também pesquisas que aplicam técnicas de inteligência artificial.
  • Prof. Dr. José Remo Ferreira Brega (http://lattes.cnpq.br/5777705137810019) professor da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
    • Colabora com projetos voltados para redes de computadores e no desenvolvimento de aplicações de realidade virtual e de visualização, por exemplo, na visualização de modificações que ocorrem em softwares e no desenvolvimento de serious game;
  • Profa. Dra. Valéria Farinazzo Martins (http://lattes.cnpq.br/9004497626504668) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie)
    • Colaboramos, principalmente, em pesquisas relacionadas a avaliação (por exemplo, usabilidade, funcionalidade e motivacional) de aplicações de realidade virtual e realidade aumentada. Assim, muitas vezes trabalhos com heurísticas, como as de Nielsen;
  • Prof. Dr. Luís Carlos Trevelin (http://lattes.cnpq.br/5082419783043736) professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
    • Laboratório parceiro em assuntos de redes de computadores e no desenvolvimento de aplicações para mini-CAVEs, como em sistema imersivo de controle aéreo para drones. Atualmente, o professor está aposentado e continua contribuindo de forma pontual;
  • Prof. Dr. Alexandre Fonseca Brandão (http://lattes.cnpq.br/2847941419821206), pesquisador da Universidade de Campinas (Unicamp)
    • Colaboramos em pesquisas relacionadas a reabilitação de pacientes, tanto no desenvolvimento de softwares, quanto em desenvolvimento de hardware para rastreamento corporal;
  • Msc. Bruno Barberi Gnecco   (http://lattes.cnpq.br/5539204512730161)
    • Colaboração em assuntos referentes a ambientes e soluções com realidade virtual e realidade aumentada, como o uso a que investiga o uso da realidade virtual na web.

Estas parcerias têm sido de grande valia para todos os envolvidos e já gerou resultados de destaque. Por exemplo, neste ano de 2020, pesquisadores do labICE em parceria com os outros laboratórios receberam o Prêmio Inventores 2020 na categoria Tecnologia Licenciada, com o software para reabilitação motora e cognitiva denominado e-House, da Agência de Inovação da Unicamp. Além disso, ganhamos um Best Paper Award no 20th International Conference on Computational Science and its Applications (ICCSA), cujo artigo tratava de uma solução de hardware/software para rastreamento de pacientes por fisioterapeutas.

logo